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Bate-Papo com Bruno Lobo Motta do Xbox Brasil

Foto do escritor: Nina ParreirasNina Parreiras

No dia 9, um dia antes do lançamento global dos novos Xbox Series X e Series S, eu tive a oportunidade de conversar com Bruno Lobo Motta, Gerente de Marketing Senior do Xbox no Brasil. Várias pequenas entrevistas como esta foram cedidas a alguns membros da Academia Xbox, proprietários de veículos de comunicação como sites, blogs e alguns canais com bons números no Youtube.

O bate papo foi super rápido e durou um pouco menos de 15 minutos, e tinha foco a nova geração de consoles, nosso principal recorte dentro de tantos assuntos foi voltado para a acessibilidade e novos jogadores. Confira abaixo a transcrição (com adaptações) da conversa. Vale a pena lembrar que é basicamente a transcrição de uma conversa por áudio, por esta razão tudo é abordado em tom bem informal. 


Nina: Bruno, nós acreditamos (eu, Thay, Mel, Debbie e Vanessa) que a nova geração de consoles pode incentivar mulheres a jogarem, os novos consoles e principalmente o Series S pode ser o console de entrada para uma geração de novos jogadores e jogadoras. Você acredita nessa minha afirmação? Se sim, você consegue nos contar um pouquinho do que a Xbox está planejando para atingir esse público?


Bruno: Deixa eu te dar um pouco de contexto de lançamento dos consoles e vou falar um pouco também de xCloud. Desde o momento UM quando começamos a falar de 9ª geração de consoles, a gente já pensava em ter 2 consoles. Queríamos manter o nosso posicionamento do Xbox One X de ser o console mais poderoso do todo mundo, redefinindo o parâmetro, o padrão, de ser o supra-sumo de poder de processamento e a melhor experiência de games para consoles. Estamos conseguindo definir o que é gaming para consoles com o Xbox Series X. Ao mesmo tempo queríamos trazer uma proposta de valor, que era trazer todos benefícios da nova geração de forma mais acessível possível. Precisava ter Ray Tracing, SSD, Quick Resume, Fast Travel, etc. Queríamos ter tudo da nova geração de um jeito mais acessível. Então estamos mirando nestes dois públicos, quem está procurando algo mais de entrada, mais acessível, e quem quer o supra sumo de poder.


Achamos que o Xbox Series S vai ser a porta de entrada, por ser um produto totalmente digital e aliado ao Xbox Game Pass é uma proposta de valor ainda melhor. O Game Pass é o melhor benefício da plataforma não apenas para o Series S, mas Series X também.


Além disso outro benefício é o Game Streaming, cujo produto final é o xCloud que estará dentro do Game Pass Ultimate, com isso esperamos milhões de pessoas entrarem em nossa plataforma, na marca Xbox. Consoles são uma bela porta de entrada, temos alguns milhões de pessoas jogando Xbox via PC hoje e a gente espera crescer algumas centenas de milhões de pessoas entrando também via xCloud.


Nina: Você acha que os novos consoles podem incentivar as pessoas a revisitar, tentar novamente jogos esquecidos? Embora seja um sucesso com mais de 15 milhões de jogadores desde o lançamento, por exemplo, Sea of Thieves, há quem tenha jogado nos primeiros meses e depois o tenha largado. Você acha que a velocidade de carregamento, o Ray Tracing ou Quick Resume podem ser apelos pro povo voltar? Sea of Thieves tem um dos loadings mais demorados da história, risos.


Bruno: E também tinha a questão da água, né? Até para criação dos reflexos… Pessoalmente Sea of Thieves também é dos meus queridinhos e eu quero muito ver como como ele vai nessa nova geração. Eu concordo com você! Agora o que eu também queria trazer, é que Sea of Thieves é a franquia que a gente lançou na oitava geração mais bem-sucedida. Quando olhamos não apenas o lançamento mas todo o crescimento que a franquia teve ao longo dos anos, continuamos investindo em Sea of Thieves com bastante coisa nova. Vários updates foram lançados recentemente. É uma franquia que temos muito carinho.


Eu não diria que as pessoas voltariam apenas para Sea of Thieves, mas quando pensamos em retrocompatibilidade, é um compromisso que nós enquanto Microsoft assumimos. Estamos muito felizes com o que estamos conseguindo entregar. Dentro dos Series S e X, há uma feature chamada Auto HDR em que jogos de 15 anos atrás passam por uma atualização automática que entrega cores em HDR. Temos a expectativa de que franquias históricas acabem chamando a galera.


Nina: Imagino que você já esteja com seu Series X em casa. Qual é a feature predileta sua até agora? É curiosidade mesmo!


Bruno: Tem uma série de coisas que me chamam muito a atenção e vou fugir do óbvio, como poder de processamento, qualidade, 4K, Ray Tracing, mas tem algumas coisas que às vezes podem parecer bobas para outras pessoas, mas para mim por exemplo, no controle, ele fez uma mudança mínima no design do controle, para que o controle caiba na mão de mais pessoas. Pensando em acessibilidade, pensando em pessoas que tenham algum tipo de deficiência, pensando em crianças, conseguimos com estes ajustes fazer o controle ser mais inclusivo e caber na mão de mais milhões de pessoas. Trazer inovação tecnológica, poder de processamento, é super relevante, mas quando conseguimos trazer estes pequenos incrementos que vão mudar a vida das pessoas é o que mais me chama atenção. E igual a essa mudança, tenho outros exemplos de acessibilidade.


A gente tem função de copiloto, lente de aumento (zoom), narrador, aprimoramento de vibração, transcrição do chat, compatibilidade com o Xbox Adaptive Controller e por aí vai. São diversos features de acessibilidade que damos muito foco e que às vezes acaba passando da agenda das pessoas.


A última pergunta era uma “zoeirinha” onde pedi a gamertag do Bruno e o convidei para jogar no sábado conosco. Depois de muitas risadas, Bruno explicou que por algum tempo a Xbox continuará meio ocupada e ele também na divulgação dos novos consoles; também com foco no Black Friday em alguns dias, um momento comercial importante para a empresa.


Desde a BGS de 2018 que nos conhecemos pessoalmente, Bruno tem tido um papel fundamental de apoio à Comunidade Gamer Feminina, assim como também a marca Xbox (do Brasil) que nos dá apoio e sempre nos recebe com muito carinho; principalmente após nosso ingresso no projeto Academia Xbox. É muito gratificante ter o respaldo da marca e de pessoas relacionadas.


É sempre muito importante ouvir quando o Xbox fala de acessibilidade e fiquei feliz quando Bruno citou os features que pouco estão sendo explorados pelos usuários criadores de conteúdo.


Quero deixar público um agradecimento meu ao Xbox Brasil e em nome das outras meninas Thay, Mel, Debbie e Vanessa, pela oportunidade dessa entrevista cedida aos membros da Academia Xbox. Somos gratas por tudo o que a marca nos propicia! Obrigada!

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