Por: Nina Parreiras (The Reaver LOK)
Era para ser um artigo jornalístico, mas não posso deixar de dar tom de diário pessoal, porque estou boba até agora. Somente dias após o fim da BGS, esta garota que vos escreve (em nome de todas as outras) teve paz, tempo e forças para escrever ou descrever uma das experiências mais maravilhosas e surreais de nossas vidas: a BGS 2018.
Chegamos à BGS na tarde de quarta-feira, dia aberto à imprensa. Você já viu um cachorro feliz na janela de um carro com o vento no rosto? Éramos nós! Nossa prioridade era ir ao stand da Xbox para pegarmos a pulseira para a Fanfest que aconteceria mais tarde. Os planos eram de que cada uma ficasse com uma tarefa: uma gravaria áudios para posteriormente escrever matérias, outra tirar fotografias para usar nos textos, outra vídeos e outra fazer lives. Só as lives rolaram. Não sabíamos para onde olhar e o que curtir primeiro. Era a nossa primeira BGS — imaginem!
No fim das contas rodamos todos os stands, mas sem focar nos jogos, tiramos fotos entre nós, entre convidados e algumas fotos dos pavilhões. Estávamos mesmo curtindo o momento até que para nossa surpresa, fomos paradas pela Rede Globo. Um cosplay começou a interagir com Mélony e isso chamou a atenção da jornalista. O assunto desenrolou e eles se interessaram pelo fato de existir um grupo de mulheres que jogam. No fim das contas, até Thainá deu entrevista e acabamos virando pauta da matéria exibida no Bom Dia Brasil. Você perdeu a entrevista? Assista aqui.
Aquela Quarta-Feira já estava sendo surreal e muita coisa estava por acontecer. Depois que a feira se encerrasse ainda aconteceria a tão sonhada e concorrida FANFEST — festa fechada para convidados Xbox.
Neste meio tempo, muita gente veio conversar conosco, desde a galera das agências que cuidam das contas da Microsoft até os super bosses do Xbox. Conhecemos pessoalmente lendas como Bruno Motta (Super, Master, Fuckin’ Boss e Gerente Sênior de Categoria da Microsoft Xbox), Felipe (Canal Feliperama e Adm do grupo Xbox One BR), TaffmanBR (dono de um dos maiores canais focados no Forza do Brasil), Eddie (fofíssimo e engraçadíssimo do canal EddieTV), Kath (Katharina Away do XPGG), Rafael Gerardo (maior Gamescore do Brasil), dentre outros… Além do casamento entre fãs de Gears of War que aconteceu em pleno palco da BGS, o ponto alto foi o momento em que NÓS subimos ao palco para pegar autógrafos de Rod Fegursson (proprietário do Estúdio The Coalition e diretor da série Gears of War) e Aaron Greenberg (super, master, mega, uber, top, big boss do Marketing Global da Microsoft Xbox). Tudo corria bem até que ele nos chamou para tirar uma selfie antes que saíssemos do palco. ELE POSTOU A FOTO NO TWITTER DELE E PASSOU A NOS SEGUIR EM TODAS AS REDES, VOCÊS NÃO TÊM NOÇÃO DO QUE ISSO SIGNIFICA PRA GENTE! OK, me recompondo…
Foi surreal. Fechamos a noite entre amigos, entre fotos e risadas rodeadas de pessoas queridas nos dando todo tipo de apoio. Saímos do primeiro dia da BGS sentindo que fizemos e estamos no caminho correto.
Não fomos à BGS na Quinta e nem na Sexta; tiramos estes dias para passear e descansar (afinal as meninas de fora de SP tinham que conhecer a cidade). Mesmo sem ir à BGS na Quinta, fomos surpreendidas com um convite inusitado. O Xbox Brasil nos convidou para participar de uma Live no Sábado.
No Sábado chegamos super atrasadas, o trânsito para o Expo Center Norte era muito maior do que esperávamos. Entramos em desespero e por pouco quase perdemos a transmissão — aliás, por não termos chegado minutos antes do horário eles começaram a Live sem nós, somente com o streamer felicitybrazil, o que para nós acabou sendo bom — para ele também. Ele ficou sozinho na transmissão jogando State of Decay enquanto que nós tivemos 100% de toda atenção. Thainá e Mélony se sentaram no disputadíssimo sofá dourado da Xbox ao lado de Fê Pineda, apresentadora do #SextouXbox e num bate papo descontraído falaram sobre o grupo, sobre as mulheres enquanto que Mélony jogava o divertidíssimo OnRush!
Nós amamos a entrevista e somos completamente gratas ao espaço que o Xbox tem nos dado. Enquanto Thay e Mel estavam à frente das câmeras, Vanessa e eu conhecemos a pessoa responsável pelas mídias sociais do Xbox no Brasil. Entre fotos e algumas conversas, fomos convidadas para outra live, dessa vez só no Instagram que aconteceria Domingo. Você perdeu a live? Assista aqui.
O Sábado foi o dia mais cheio de todos, mal dava para caminhar. Foi o único dia a dar lotação máxima e tivemos que recorrer algumas vezes à sala de Imprensa para dar uma descansada. Mesmo assim recebemos o carinho de muita gente, mais uma vez encontramos amigos queridos e conhecemos algumas garotas da comunidade.
No Sábado também fechamos uma parceria especialíssima — falaremos dela em breve; e conhecemos outras pessoas muito especiais como Davi Salgado do canal Pontuando e também Adm do grupo Xbox One Br juntamente com Felipe; e tivemos o prazer de conhecer o Carneiro, do canal CarneiroPlayTV — um amor de pessoa! Infelizmente não pudemos conversar com ele o tanto quanto gostaríamos porque Thainá pegaria neste mesmo dia o ônibus para casa (o maior rolê da face da Terra).
No Domingo voltamos à BGS acompanhadas de mais pessoas, conhecemos mais membros do grupo e rolou a Live no Instagram — que vergonha! Você perdeu a live? Assista aqui. No Domingo nem andamos muito, literalmente estávamos só o pó da rabiola. Até saímos antes da feira acabar. Antes de sairmos porém tivemos mais uma alegria, a Paty que é membro do nosso grupo e que tivemos o enorme prazer de conhecer pessoalmente foi uma das selecionadas para integrar o #teamxbox juntamente com a Kath, Daniel Dino Pontes e Vingador Brambz.
Foram dias muito especiais, primeiramente porque nos conhecemos pessoalmente e em segundo lugar, porque conhecemos pessoas maravilhosas e especialíssimas. Tivemos certeza de que estamos no caminho certo e que há muito trabalho a ser feito.
O grupo foi formado pela Thainá em Setembro de 2017, embora o contato dela e outras meninas tenha acontecido há anos; mas foi praticamente em 2018 que resolvemos nos “expor” publicamente a fim de chamar mais garotas para o grupo e tentar conscientizar as pessoas do porque mulheres devem e podem jogar; e porque existe um grupo só para mulheres.
Agradecimentos
Precisamos agradecer MUITO, MAS MUITO todo apoio e mensagens de carinho que estamos recebendo desde a BGS. Foram os dias mais intensos de nossa vida e somos gratas por tudo. Bruno Motta, MUITO obrigada por desde nosso primeiro contato (depois do evento de lançamento de Sea) você ter se interessado e conhecer mais sobre o grupo e depois de todo o contato nesses meses até finalmente o encontro pessoalmente acontecer, obrigada pela receptividade, pelo enaltecimento e força que você e todos envolvidos com a marca Xbox tem nos dado — da agência de eventos à produtora responsável pelas lives, gratidão a cada um de vocês envolvidos.
Felipe Soares, Davi Salgado e outros Administradores do grupo Xbox One BR, MUITO obrigada por compreender e nos ajudar a ‘tentar’ conscientizar as pessoas. Obrigada por darem espaço para a gente, por nos recomendar e apoiar as mulheres jogadoras de Xbox.
Eddie, Taff, Kath, Carneiro, Thiago (ArenaXbox), MUITO obrigada pela recepção e por todo apoio, lá no evento e agora aqui fora, durante as streams e tudo mais. Meninas: Débora (ArenaXbox), Paty, Tassia, Juliana, Aline, Ana Flavia, Jack, Gabriela muito obrigada por terem ido nos dar um alô na feira e alguma de vocês terem ficado conosco.
Também precisamos agradecer de forma especial Fernanda Pineda, apresentadora do #SextouXbox que nos recebeu tão bem e abraçou nossa causa; compreende nossa luta — porque é gamer e passa pelas mesmas coisas que nós. Fê, muito obrigada pelo carinho, pela atenção e por ter entrado no nosso grupo 🙂 <3.
É isso.
Agradecemos a todos pelo apoio, por todo carinho e agora ficamos à espera da BGS 2019. Fiquem ligados porque até lá muita coisa vai acontecer.