O Capítulo 3 de Fortnite se encerrou no sábado, dia 3 de dezembro, com mais um evento único que deixaria o jogo em stand by por algumas horas até o dia seguinte, onde seria lançado oficialmente o Capítulo 4, trazendo não apenas uma nova ilha e novo passe de batalha com personagens icônicos. A surpresa geral logo de cara foi notada pela maioria dos jogadores. “Está mais bonito, vivo, iluminado. Está diferente!” era o que me vinha à mente. As novidades foram explicadas na segunda-feira quando a EPIC Games divulgou que o motor gráfico do jogo havia sido atualizado para o poderoso Unreal Engine 5.1 – algo inédito entre os jogos até então.
As principais características deste motor gráfico são as tecnologias, Lumen, Mapas de Sombras Virtuais e Super-Resolução Temporal.
Confira abaixo as definições destas tecnologias, publicadas no blog da Epic Games:
NANITE
Este recurso oferece geometrias arquiteturais altamente detalhadas. Mais especificamente, as construções são renderizadas em tempo real com milhões de polígonos. Cada tijolo, pedra, tábua de madeira e detalhe na parede são modelados individualmente. As paisagens naturais também ficaram altamente detalhadas. Cada árvore conta com por volta de 300.000 polígonos e cada pedra, flor e folha de grama são modeladas individualmente.
LUMEN
Os reflexos feitos com Lumen contam com traçados de raios (Ray Tracing) de alta qualidade em materiais brilhosos e na água.
O Lumen também proporciona iluminação global em tempo real a 60 FPS. Você verá belos espaços interiores com a luz rebatendo nas superfícies e personagens reagindo à iluminação ambiente (por exemplo: um tapete vermelho refletirá uma iluminação vermelha no seu Traje). Além disso, Trajes que emitem luzes (luminosos) espalharão luz em objetos e superfícies próximos.
MAPAS DE SOMBRAS VIRTUAIS
Os Mapas de Sombras Virtuais permitem um sombreamento mais detalhado. Cada tijolo, folha e detalhe modelado terá uma sombra, além disso a sombra que os personagens fazem em si próprios ficou extremamente precisa. Ou seja, chapéus e outros pequenos detalhes nos personagens também farão sombra.
SUPER-RESOLUÇÃO TEMPORAL (TSR)
A Super-resolução Temporal é um aprimoramento do Antisserrilhamento (Anti-aliasing) Temporal no Fortnite e possibilita visuais de alta qualidade a uma alta taxa de quadros.
Junto com a atualização, a versão para PC de “Fortnite” adicionou uma nova opção de configuração de vídeo. O DirectX 12 foi alterado para o modo de renderização padrão em PCs com algumas GPUs de ponta.
É notável a melhoria gráfica, porém alguns usuários têm relatado que o uso da CPU para jogos no PC tem aumentado consideravelmente, e com razão. Agora nem todos os computadores conseguirão rodar o jogo com a qualidade máxima. Também notei em meu Xbox Series S um pouco de queda de frames em poucos momentos durante o gameplay, e curiosamente é em um lugar específico da ilha; talvez a modelagem do local por conta de folhagens e iluminação demande mais renderização.
Vale a pena dizer que neste momento, Nanite e Lumen não estão disponíveis (por enquanto) para os modos Criativo e Salve o Mundo.
Fortnite com Unreal 5 x Unreal 5.1
Em 2021 durante o The Game Awards, a Epic anunciou que o Capítulo 3 de Fortnite chegaria com a Engine Unreal 5, porém nada foi dito na época sobre Lumen, Nanite e etc. Tais tecnologias somente poderiam ser testadas na Demo de ‘The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience’ – impressionante, diga-se de passagem.
Lançado em novembro de 2022 o update do motor gráfico, disponibilizaria para todos, estas novidades e surpreendeu, chegando primeiro em Fortnite, sendo o primeiro jogo do mundo a rodar com Unreal Engine 5.1.
Fortnite tem sempre sido o laboratório para novas tecnologias, discretamente inserindo novidades que acabam fazendo a diferença na experiência do jogador. Curiosamente é um jogo grátis para todos, cross-plataforma, cross-save, da massa, e criticado por quem não joga. Eu sou apaixonada, e confesso que hoje ele é meu confort-game. Se não tiver o que jogar ou se não estiver a fim de mais nada, certamente Fortnite vai garantir uma ótima diversão.
Antes de fechar este arquivo me ocorreu algo … Imagina o evento como o de Travis Scott ou Ariana Grande, agora na UE 5.1, Meu Deus, já estou ansiosa!
Confira algumas capturas!