Jogamos a primeira hora de Shadow of the Tomb Raider e podemos afirmar: QUE JOGÃO DA PORRA!
Antes de mais nada vale a pena deixar claro que o Xbox One não é o X, é o FAT ainda, portanto, nossa experiência foi praticamente pela metade e ainda assim é de tirar o fôlego! Graficamente está belíssimo e os detalhes da cidadela de Cozumel logo no começo são surreais. A tela de início do jogo já é um desbunde à parte com foco na floresta.
Assim que o jogo começa, um coração bate em ritmo acelerado e o controle vibra no ritmo. É o presságio de que algo está acontecendo ou prestes a acontecer. A cinemática que se segue mostra Lara e o querido Jonah em apuros, em um avião prestes a cair.
Dois dias antes, Lara está ferida entre os escombros de algo que deu errado. Felizmente ela consegue sair do buraco. Eis nossa primeira oportunidade de começar a jogar reconhecer seus principais movimentos.
Depois que Lara finalmente chega ao artefato que ela procurava, segue-se uma longa cinemática com o reencontro com Jonah, armadilhas fazendo tudo desmoronar e os dois saindo correndo por um túnel que quase os engole.
É apresentada então Cozumel, cidadela no México. A festa de Los Muertos dá o tema. As imagens são realmente lindas. Mais uma longa cinemática dá a introdução ao jogador do que Lara procura e para onde ela deve seguir. Para nós, do “terceiro mundo” os detalhes do jogo, a “proximidade” de países chega a acalentar os ânimos. Dá para praticamente desejar que Lara desse um “pulinho” em nossa terrinha. Será que ela beberia um coco gelado nas praias de Alagoas ou esticaria as pernas na Avenida Paulista em São Paulo?
Lara e Jonah estão seguindo Dominguez, um líder da Trindade. Entre cinemática e gameplay, você guia Lara pelos caminhos da cidade, onde é possível recolher itens e materiais para confecção de flechas e poções (remédios).
Após salvar a vida de um arqueólogo local, Lara deve descer por entre os rochedos próximos ao mar. Os controles são bem conhecidos de quem jogou os outros dois jogos. O modo como encontrar artefatos, itens e tesouros escondidos também é similar.
Depois de entrar na caverna Lara deve procurar itens, nadar e resolver enigmas, como sempre.
O jogo está lindo e rico em detalhes como jamais visto antes. Para complementar essa beleza, foi adicionado ao menu o Modo Fotográfico, para os amantes de capturas de jogos. Similar ao modo de fotografias da série Forza ou o recém lançado Homem-Aranha, é possível personalizar ângulos e cores para tirar a melhor captura, claro que também, escondendo a interface. Os fotógrafos wannabe dos jogos agradecem!
O que podemos dizer mais? Apenas joguem!
Shadow of The Tomb Raider está fantástico para quem é fã da série ❤