Por quatro dias o São Paulo Expo recebeu mais uma edição do BIG Festival, o Best International Games Festival, o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. O evento tem como objetivo promover encontros de negócios e premiar produções independentes; a feira recebe grande cobertura da imprensa, inúmeras palestras e a presença dos principais profissionais do mundo dos games, bem como publishers e investidores.
Mais de 30 mil pessoas devem ter passado pelos dias da feira que ganhou também transmissões online, com alcance estimado de mais de 1 milhão de pessoas.
Da esquerda para direita: Eduardo Rocha (AbleGamers), Diego Consul (AbleGamers), Christian Bernauer (AbleGamers), Felipe Negrão (AbleGamers), Daniel Monastero (DX Gameworks), Nicole Somera (AbleGamers), Rodrigo Ovelha (AbleGamers), Nina Parreiras (AbleGamers), Gricelda Hernandez (ID@Xbox) e Daniel Martins (Microsoft Rewards). Foto de Gricelda Hernandez .
O maior destaque do BIG deste ano, fica pela parceria inédita entre a DX Gameworks e a AbleGamers Brasil. Pela primeira vez na história de eventos de jogos, um stand apresentou seu portfolio com a preocupação em ser acessível aos visitantes com deficiência física, auditiva e/ou visual.
Público no stand da DX Gameworks
O stand contou com controles adaptados, áudiodescrição dos jogos feitos pela profissional da área Nicole Somera, autora do livro O Artista Com Deficiência no Brasil e atendimento em libras por ligação de vídeo, pela ICOM: Libras, através de QR Code, que fez uma triangulação online e simultânea da comunicação entre surdos e ouvintes, permitindo que qualquer surdo no estande tirasse suas dúvidas, conversasse e trocasse ideias com outros gamers.
Destaque para informação sobre atendimento acessível
Além de poder bater papo com alguns membros da organização presentes, Christian Bernauer, presidente da AbleGamers Brasil apresentou o prêmio de Melhor de Jogo Diversidade, oferecido pela AbleGamers. Christian também esteve presente em duas palestras. Na primeira cujo tema era ‘América Latina de Alto Impacto: Games e Iniciativas’, dividiu o palco com Gilson Schwartz (Games for Change América Latina), Ricardo Chantilly (AfroGames), Rodrigo Baggio (RECODE) e Tiago Leifert (BASE Partners). Na segunda palestra sobre ‘Acessibilidade em Videogames‘, Christian destacou e exemplificou duas (2 de 22) premissas* para tornar os jogos mais acessíveis, segundo a APX, o curso (Accessible Player Experiences) promovido pela ong e destinado aos desenvolvedores de jogos e profissionais da área. A palestra contou com a interpretação em Libras feitos pela interprete Suuhgetsu.
Nas duas premissas apresentadas na palestra destacaram-se ‘Segundo Canal‘ e ‘Mesmo Controle, Mas Diferente‘. Na primeira os jogadores são incapazes de receber informações do jogo e/ou de suas interfaces por meio de uma modalidade específica, por isso recorre-se a outros meios de informar os jogadores sobre ações, decisões, histórias e etc.
A segunda premissa “Mesmo Controle, Mas Diferente”, trata da importância do remapeamento de botões, pois destina-se aos jogadores que não podem usar efetivamente os controles do jogo em sua configuração padrão.
Christian Bernauer, presidente da AbleGamers Brasil durante a palestra Acessibilidade em Videogames.
Criada há mais de 18 anos nos Estados Unidos e atuando desde 2017 no Brasil, a AbleGamers promove a inclusão de pessoas com deficiência nos videogames através de eventos que fomentam a criação de comunidades, da doação de controles adaptados e trabalhando junto a desenvolvedores e publicadoras para que tornem seus jogos cada vez mais acessíveis através da APX.
Conheça mais sobre o trabalho da AbleGamers Brasil em ablegamers.org.br. A AbleGamers Brasil também está no Twitter: @AbleGamersBR. Conheça mais sobre a APX em accessible.games.
Flyer da AbleGamers Brasil disponíveis no stand da DX Gameworks